RESISTÊNCIA DE PISOS

RESISTÊNCIA DE PISOS

A compra de um piso cerâmico não deve ser norteada somente pela beleza e facilidade de limpeza do mesmo. No entanto, é o que geralmente acontece quando o consumidor entra em uma loja de materiais de construção para adquirir tal produto.


revestimentosApós uma vistoria minuciosa nas prateleiras da loja, seleciona o piso mais bonito e dentro do orçamento previsto, achando que fez um excelente negócio. Contrata um profissional para executar o serviço de assentamento das placas, e após o término da obra constata que tudo ficou como havia planejado, um revestimento bonito e de fácil manutenção. Passados algumas semanas ou meses, vem a decepção. O piso começa a apresentar arranhões bem nítidos que se destacam entre os outros objetos de decoração do ambiente. Então surgem questões do tipo: Mas por que razão isto foi acontecer? Eu comprei o piso mais caro da loja e o vendedor me garantiu que o produto era de um fabricante de primeira?

A situação descrita acima é bem mais comum do que você imagina, pois temos dois fatores que contribuem para tal ocorrência. São eles:


  • De um lado, consumidores indefesos que desconhecem termos técnicos de Arquitetura e Engenharia, assim como requisitos de desempenho a serem considerados na aquisição de um produto;
  • Do outro, vendedores sem o mínimo preparo para a função que desempenham. Desconhecem as qualidades e limitações dos produtos que vendem, pois na verdade, são treinados apenas para vender, e quando o são.
Sendo assim, quando você entrar em uma loja de materiais de construção para comprar um piso cerâmico, tenha em mente o seguinte:


revestimentosTodo piso cerâmico é classificado segundo uma escala de resistência à abrasão, que define a resistência que o mesmo oferece ao desgaste provocado pelo tráfego de pessoas. É por meio deste conceito que arquitetos e engenheiros especificam pisos que devem apresentar, por exemplo, alta resistência a arranhões. Produtos cerâmicos devem atender às prescrições estabelecidas pela norma técnica NBR 13818 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que fixa entre outros itens, as características exigíveis para fabricaçãomarcação e declarações em catálogos de placas cerâmicas para revestimento.

Portanto, verifique se o produto que está prestes a comprar traz uma nota impressa na embalagem ou no manual de instalação, afirmando que o mesmo atende ao que estabelece a norma técnica acima mencionada. Vamos ver a definição das classes de resistência à abrasão de produtos cerâmicos que você deve observar antes de adquirir tais produtos.
Classes de resistência à abrasão:
PEI 0 - o produto é recomendado somente para uso em paredes;

PEI 1 - o produto pode ser utilizado em banheiros residenciais que não tenham porta externa, movimento baixo de pessoas e sem sujeira abrasiva;

PEI 2 - o produto pode ser utilizado em banheiros e dormitórios residenciais que não tenham porta externa, sujeira abrasiva e movimento moderado de pessoas;

PEI 3 - o produto pode ser utilizado em todas as dependências residenciais sem portas externas;

PEI 4 - o produto pode ser utilizado em todas as dependências residenciais e pequenos ambientes comerciais que não tenham portas externas, como por exemplo: salas comerciais de shoppings ou galerias. Pode ter porta externa, porém com pouca sujeira abrasiva;

PEI 5 - o produto pode ser utilizado em todas as dependências residenciais, comerciais e em algumas dependências industriais.
Outros fatores também devem ser analisados em função do ambiente onde o produto vai ser utilizado. Deste modo, a resistência à ação de produtos químicostaxa de absorção de água, assim como a resistência ao escorregamento são alguns dos itens que devem ser pensados antes de adquirir um produto cerâmico.

Cuidados na manutenção do produto também devem ser observados, já que o uso de produtos de limpeza inadequados, arraste de móveis, entre outros, podem provocar danos irreparáveis ao produto. Na dúvida, entre em contato com o departamento técnico do fabricante e esclareça suas questões. Para cada ambiente, um produto adequado. Pense sempre nisto.
Jorge Henrique Pezente
Engenheiro Civil
www.escolher-e-construir.eng.br

FONTE:http://www.escolher-e-construir.eng.br/dicas/dicasi/Pisox/pag1.htm